October 21, 2020

O Bistro 100 Maneiras é um restaurante histórico no centro de Lisboa, com dois andares, incluindo uma sala privada, e capacidade para receber cerca de 70 pessoas. Aberto todos os dias, das 12h às 02h da manhã, é um hino ao prazer, à arte, à música, à História e à contemporaneidade. Um hino aos prazeres da vida. E esta característica, que congrega tanto, fê-lo arrecadar o nº 1 mundial nos Monocle Restaurant Awards em 2017 e o terceiro lugar nos mesmos galardões no ano subsequente.

“Bistrô”, chamam-lhe alguns, carregando no sotaque francês. 100 Maneiras apenas, chamam-lhe outros, esquecendo que é o Bistro do nome que lhe confere parte da identidade. Bistro significa “limpo e claro” em bósnio. “Limpo e claro” o espaço, as ideias, a comida. Aqui pratica-se cozinha de conforto, numa escolha feita à carta, com criações inspiradas no receituário tradicional português, “jugoslavo”, francês e italiano, com toque de autor e inspirações trazidas das viagens, vivências e experiências do chefe patrón, Ljubomir Stanisic. Sem limites pré-traçados. Do foie-gras aos túbaros, do marisco à caça, dos ingredientes de “luxo” aos mais esquecidos. No menu incluem-se propostas para picar e partilhar, uma secção destinada aos “corajosos”, outra aos “verdes como os campos”, alguns pratos sazonais, sucessos intemporais, tornados impossíveis de substituir, e, claro, um inevitável final feliz (que é como quem diz: bem doce!).

Felizes, também, são as sugestões saídas do bar, vencedor do prémio Coaster 2017 para Melhor Bar de Restaurante em Portugal. Entregues anualmente na final da competição World Class, a mais conceituada competição de coquetelaria do mundo, os Coaster Awards reconhecem o trabalho diário nos melhores bares de cocktails. A chefiar este balcão estão Jorge Camilo e Daniel Zamith, responsáveis por muitas das criações líquidas que lhe dão a fama.

Estes copos e estas comidas podem ser bebidos ao balcão, no sofá Chesterfield da entrada ou no Quarto do Avesso, por exemplo (o único espaço fumador desta casa). Concebido pelo gabinete HA+JE Arquitectura, e redecorado em 2019 pelo artista Mário Belém, é um lugar onde se servem sonhos em estado líquido e sólido. Cocktails e petiscos para jantar – ou para antes ou depois de jantar. Como já se disse, sem regras… 100 Maneiras!

24h LIVE STATS

  • 1,998,719
  • 18,906
  • October 6, 2020

IDIOMA | LANGUAGE

English EN French FR Italian IT Portuguese PT Russian RU Spanish ES

Advertisement

error: Content is protected !!